O crescimento das Drag Queens no cenário musical brasileiro.

Hi,hi pessoa, tudo certo?

Então, eu vim dessa vez trazer mais um post daqueles que a gente conversa sobre algo, certo? De alguns anos para cá o cenário musical brasileiro vinha sendo bombardeado de artistas de sertanejo, principalmente o universitário.

Só que chegando mais nos anos de 2015/2016 pra frente o cenário musical vem enaltecendo e dando lugar e espaço para artistas com variedades de sons bem distintas do sertanejo. Sim, o cenário musical com artistas LBGT.

Com sons mais diferentes e canções que trazem uma sonoridade desde o brega até o alternativo, artistas da LGBT integram um seleto grupo de artistas brasileiros que tem como forte conquistar com seus trabalhos por serem distanciados da famigerada "Cultura de Massa". E será sobre alguns artistas desse meio que eu irei falar hoje e mostrar alguns de seus trabalhos que com certeza irão ti conquistar, aliás, as músicas não foram feitas apenas para a comunidade LBGT. Afinal, uma boa música tem que ser apreciada por todos.

No entanto, o post vai ter um foco nas Drag Queens, afinal, se fossemos falar sobre artistas da comunidade LGBT teríamos diversos artistas a ponto de nos perdermos como: Banda UÓ, Líniker e os Caramelos,Johnny Hooker, Jaloo, entre outros que temos ainda pra enaltecer. Mas as Drags são a grande evidência de como o cenário musical está abrindo seu espaço e sendo mais receptivo com todos, sem rótulos.

As drags em geral já estão no mercado musical a um certo tempo como Sarah Mitch.


Sarah Mitch é uma das cantoras drags do Brasil que tem maior tempo de carreira, ela já traz nas costas 15 anos de carreira e já se tornara bem conhecida em seu estado, Mato Grosso. Sarah já era conhecida pelas dublagens e danças em shows que fazia no seu estado e estados vizinhos, até que em 2016 ela decidiu lançar seu primeiro EP de trabalho chamado "I Am Man", que por acaso ela lançou no programa Amor & Sexo após ser convidada para fazer parte do programa em um de seus quadros.
Sarah Mitch recentemente lançou o mais novo single, Tô Solteira que também conta com clipe em seu canal oficial no Youtube.

Assim como Sarah, outras drags que também foram ao programa Amor & Sexo e que mostraram que estão em grande ascensão na sua carreira musical, foram: Aretuza Lovi, Glória Groove, e claro, Pabllo Vittar, uma das drags de maior reconhecimento e nome atualmente.

Mas vamos em sequência certo? Em segundo temos Aretuza Lovi é outra drag que atualmente vem sendo mais reconhecida no mercado musical.


Com "Striptease" Aretuza fez seu debute no meio musical em 2012, mas o destaque a atenção veio mesmo ano passado em seu single "Catuaba" que conta com a parceria de sua grande amiga Glória Groove aonde o featuring fez um tremendo sucesso se tornando música quase que sempre certa em várias festas. Recentemente Aretuza está em turnê pelo Brasil que contém o nome de seu mais consagrado hit "Catuaba" que até o momento já conta com mais de 3 milhões de visualizações e também divulgando seu mais recente single "Vagabundo".

Já que falamos de Catuaba, vamos falar de Glória Groove.


A drag estreou em solo musical em 2016 com a música "Dona" que obteve uma grande repercussão na internet fazendo com que Glória saísse em uma turnê de mesmo nome. Mas no ano de 2017 a drag debutou com seu primeiro EP chamado "O Proceder" que mostram a total influência do Hip-Hop e R&B, aliado a referências claras ao Soul e a Black Music. Glória Groove é uma das drags que mais precisa ser observada por ir por um caminho, musicalmente, distinto da maioria das drags e principalmente das suas conhecidas e parceiras de trabalho. O próximo single de Glória deve ser a canção "Gloriosa", uma das faixas mais solicitadas pelos fãs para ganhar um clipe assim com a música "Muleke Brasileiro" (que em minha humilde opinião é um FAROFÃO de primeira).

Outra drag que conquistou seu espaço, mas agora mais direcionado para o funk, foi a drag Lia Clark, que ficou conhecida como a primeira drag queen funkeira.


Lia conquistou o público com seu humor rasgado e bem louco e com seu funk com letras bem "depravadas". A música para a descoberta de Lia Clark foi "Trava Trava" que conquistou o público e fez a diversão de cantar uns funk com os amigos se tornar profissão, Em 2016 Lia lançou seu primeiro EP intitulado "Clark Boom", que conta com 7 canções que misturam o funk com pop em letras divertidas e batidas pra não deixar ninguém parado. Em Janeiro desse ano, a funkeira lançou a música "Chifrudo" sua parceria ao lado da também funkeira Mulher Pepita, que simplesmente estourou nas plataformas de streaming fazendo o "RÃÃÃ" dito pela Mulher Pepita na música se tornar um meme e uma marca registrada da música. O seu trabalho mais recente foi lançar em seu canal oficial o remix da música "Tome CUrtindo" com Pabllo Vittar que fez a internet parar (afinal, um FEAT desses bicho, não é pra qualquer um).

E por último e não menos importante, temos Pabllo Vittar. 


Pabllo é uma das drags com maior visibilidade e sucesso até o momento, a cantora e drag chamou a atenção em 2015 ao lançar "Open Bar", que é quase uma versão (PT-BR) de Lean On do grupo de dj's Major Lazer. Depois disso, Pabllo ainda lançou outros singles como: Minaj, Amante. Porém Nega foi o seu primeiro single do álbum de estreia que saiu no início do ano, que chegou a alcançar a 3ª no iTunes em sua semana de estreia. Aliás, em sequência com a promoção de seu álbum, Pabllo lançou o clipe de Todo Dia, uma das músicas mais bem recebidas pelos seu fãs e que atualmente já conta com mais de 20 milhões de visualizações, marca que fez do clipe (O clipe original mais visto de uma drag queen), tirando o posto que antes era de RuPaul. Além disso, o seu trabalho mais recente com single foi o de K.O, também faixa de seu álbum "Vai Passar Mal", mas também Pabllo tem projetos fora do seu álbum com a música "Sua Cara", parceria tão esperada entre a drag e a cantora Anitta.

Com as batidas criadas pelo grupo de dj's Major Lazer, "Sua Cara" é um dos lançamentos mais bem comentados da drag e cantora, já que muitos de seu fãs esperavam por essa parceria musical com a também cantora, Anitta.

PS: Todas as cantoras citadas acima são drags, e não trans. Por favor não confunda.
- Sarah Mitch é nome artístico de Junior Ribeiro
- Aretuza Lovi é o nome artístico de Bruno Nascimento
- Glória Groove é o nome artístico de Daniel Garcia
- Lia Clark é o nome artístico de Rhael Lima
- Pabllo Vittar é o nome artístico de Phabullo Rodrigues

Todas são grandes representatividades da comunidade LGBTQ, e são grandes nomes que tem tudo pra se consagrar no cenário musical brasileiro e conquistar o coração e várias pessoas.Outro ponto importante de ressaltar é, elas não são as ÚNICAS drags que também são cantoras, existem outras, mas eu listei por achar que elas atualmente são algumas das que mais estabeleceram seu lugar em todos os sentidos. Vou tá deixando uma playlist com as músicas delas pra você curtir e conhecer mais o trabalho de cada uma delas. Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas